Catolé do Rocha – PB 03 de novembro 2025
A arborização urbana refere-se ao processo de planejamento, plantio e manutenção de árvores em áreas urbanas, como ruas, praças, parques e áreas particulares. É uma prática essencial para criar ambientes mais saudáveis e sustentáveis nas cidades, melhorando a qualidade de vida da população. Pensando nisso o morador Ronaldo Pedro do bairro Venceslau convidou os demais vizinhos para realizar uma prática ambiental em um estreito terreno que fica localizado na via principal do bairro rua Arlindo Melquiades de Oliveira, enfrente a Casa do Idoso. Os demais vizinhos gostaram da ideia, abraçando o projeto e assim iniciou o trabalho. Procurou-se a responsável pela instituição Casa do Idoso para comunicar e solicitar a liberação para o cultivo. Tivemos resposta positiva e assim demos continuidade no que queríamos atingir. Buscamos apoio na UEPB – Campus IV Catolé do Rocha – PB através do professor Edvan Junior que é morador do bairro e o mesmo junto com a instituição forneceu mudas frutíferas e orientações de manejo. Assim preparamos o solo para receber estas mudas que hoje conta com:
09 (nove) mudas de mangas (varias espécies)
02 (duas) mudas de limão
02 (duas) mudas de cajueiro (Anão AT 01)
01 (uma) muda de abacate
Totalizando: 14 plantas frutíferas
- Melhora a qualidade do ar: As árvores funcionam como filtros naturais, retendo partículas de poeira e absorvendo gases poluentes, como o CO2, o principal causador do efeito estufa.
- Conforto térmico: A sombra e a evapotranspiração das árvores reduzem as temperaturas locais, combatendo as “ilhas de calor” urbanas e proporcionando um ambiente mais agradável em dias quentes.
- Gestão de águas pluviais: As copas e os sistemas radiculares das árvores interceptam e absorvem a água da chuva, diminuindo o escoamento superficial e prevenindo enchentes e deslizamentos.
- Redução da poluição sonora: A vegetação atua como uma barreira natural, ajudando a abafar os ruídos da cidade.
- Preservação da biodiversidade: As árvores criam habitats e fornecem alimento e abrigo para a fauna local, como pássaros e insetos, formando corredores ecológicos que interligam áreas verdes.
- Bem-estar social e saúde: A presença de áreas verdes contribui para a saúde física e mental, promovendo o lazer, o convívio social e a conexão com a natureza.
O desafio maior é a manutenção com adubação e limpeza que é realizada por todos que abraçam o projeto. Mas a dificuldade esta na irrigação em período de estiagem. Estamos mantendo no coletivo com a ajuda da população temos realizado um revezamento para que possamos sempre manter em dia o recurso hídrico das plantas. Não é fácil manter, porém é gratificante todos os dias acordar ao sair de casa olhar para o pomar e ver ele edificando dia a dia enfrente as nossas casas.
Nosso sonho é tornar este local em uma pequena praça publica aproveitando o projeto ambiental já instalado na localidade. Não esta longe de acontecer pois iremos continuar lutando para que assim seja feito e nossa cidade continue com o titulo do município mais verde do sertão.
Redação: @catoleonline
